Governador ministrará Aula Magna do CFSd PM e lançará edital de Concurso para Oficiais PM

A Polícia Militar de Roraima realizará na segunda-feira, 29 de julho, às 9h30min, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a Aula Magna do Curso de Formação de Soldados – CFSd 2013. A Aula será ministrada pelo Governador José de Anchieta que, na ocasião, fará o lançamento do edital de Concurso Público para Oficiais PM.

O evento marcará também o início do Curso de Formação de Sargentos – CFS do Quadro de Praças Combatentes da PMRR. Os alunos Soldados já estão frequentando a Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago – APICS desde o dia 15 de julho. Os alunos sargentos ingressam no dia 29 sendo que, ambos os cursos tem duração de seis meses.
O Concurso público para Soldados foi realizado em Janeiro, composto de quatro etapas: Prova escrita, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. O Curso terá a duração de seis meses, e após este período, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar de acordo com a opção no momento da inscrição.

Atualmente, dos 300 alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSd, a maioria está na faixa etária de 18 à 30 anos, perfazendo 85% do total de matriculados na APICS. De acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar de Roraima – PMRR, junto aos alunos do Curso de Formação de Soldados - CFSd, 20% dos futuros policiais possui Curso de nível superior, sendo que 17% tem Pós-graduação. Outros 44% estão cursando faculdade nas mais diversas áreas.

Os 300 novos policiais atuarão nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Aqueles que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de 5 anos.

Os alunos ingressam na corporação na qualidade de Soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de Soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Edison Prola, destacou que o momento é de extrema importância para a instituição, que está se fortalecendo diariamente com a capacitação e ascensão funcional dos integrantes da tropa. Além do ingresso de novos policiais que reforçará todas as atividades de policiamento ostensivo.

"A formação de novos Soldados, os Cursos realizados e a expectativa do ingresso de mais uma turma de Oficiais, certamente, vem ao encontro dos anseios da sociedade de Roraima, que é a maior beneficiária destas ações”, frisou.