Viaturas da Polícia Militar podem receber instalação de câmeras e sistema de acompanhamento on-line

Na manhã desta sexta-feira (2), o Comando Geral da Polícia Militar recebeu a visita de representantes de uma empresa de tecnologia especializada em sistemas informatizados para viaturas policiais. Na ocasião, foram apresentadas ao Comandante Geral, coronel Edison Prola, e aos Oficiais presentes as formas de funcionamento do sistema e como ele pode contribuir nas ações policiais com o uso dessa tecnologia.

            Dentre as funcionalidades, estão previstas a instalação de câmeras e aparelhos de comunicação com telas sensíveis ao toque (touch screen) nas viaturas, que possibilitarão uma comunicação mais rápida com a central de comunicações. Além disso, a tecnologia possibilitará o acompanhamento em tempo real do trajeto desses veículos e o local onde se encontram.

“Essas ferramentas têm o objetivo de apoiar a atuação policial, possibilitando à central de comunicações controlar, organizar e posicionar de forma rápida e estratégica as viaturas que se encontram no policiamento naquele momento. O uso das câmeras também contribui no respaldo da atuação dos policiais militares nas ocorrências”, explicou um dos representantes.

            Segundo o comandante geral da PM, a adequação poderá ser realizada nas novas viaturas que serão adquiridas pela Instituição junto ao Governo do Estado.

“A maioria das Instituições policiais do mundo já possui essa ferramenta de trabalho em suas estruturas. Nas Policias brasileiras está acontecendo o mesmo. Sem dúvidas, a implantação desse sistema na PM de Roraima trará benefícios não só para os profissionais da Instituição, mas, principalmente, para a população roraimense, que terá um atendimento mais rápido e de qualidade da nossa parte”, ressaltou o coronel Prola. 

            O projeto também poderá ser elaborado para abranger o serviço de guarda externa realizado pela PM nos presídios do Estado. A instalação de câmeras nos muros desses estabelecimentos aumentará o poder de vigilância e de apoio aos policiais militares que se encontrarem nas guaritas.