PMRR conclui II Curso Nacional de Formação de Instrutores do Proerd

“Programa atendeu mais de 60 mil crianças no Estado desde a sua implantação em 2000”

A solenidade de encerramento do II Curso Nacional de Instrutores do Proerd (Programa Nacional de Resistência às Drogas) ocorre às 19 horas desta quinta-feira, 10, no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago - APICS. O Curso foi realizado no período de 31 de março a 10 de abril.

Conforme a coordenadora do Proerd em Roraima, Tenente PM Carla, o curso ocorreu no período integral e capacitou os policiais para atuarem na prevenção ao uso de drogas na rede pública de ensino como instrutor, ou seja, educador social nos currículos da educação infantil e anos iniciais, 5º e 7° anos do ensino fundamental.

A realização também faz parte das comemorações alusivas aos 14º aniversário do Proerd, comemorado no dia 26 de março. Em Roraima, foram disponibilizadas 36 vagas, sendo: 03 (três) para Oficiais; 05 (cinco) para Subtenentes e/ou Sargentos; 18 (dezoito) para Cabos e/ou Soldados e 10 (dez) para policiais do Comando de Policiamento do Interior - CPI.

O curso foi ministrado no Centro de Educação Integrada Colmeia, e contou com a participação do Capitão PM Fernando Vitor Passos, da Polícia Militar de Brasília-DF que atuou como facilitador.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD consiste em um esforço cooperativo entre as Polícias Militares, Famílias e Comunidade Escolar para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o uso e abuso de drogas e, consequentemente, atos de violência por crianças e adolescentes.

A ênfase deste Programa está em auxiliar os discentes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, ou mesmo se envolverem em atividades violentas. Para que este objetivo seja alcançado com a eficiência almejada, é necessário que o relacionamento entre as corporações policiais e as comunidades seja consolidado de forma harmoniosa.

Em suma, o PROERD oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial aqueles referentes à família, à escola e à comunidade, que favoreçam a resistência ao envolvimento com drogas.