Comandante Geral da PMRR destaca ações de combate a criminalidade na capital e interior

“Comandante Geral da PMRR, Coronel Edison Prola, em entrevista concedida nesta terça-feira, 22, ao programa Bom Dia Roraima”


Em entrevista concedida nesta terça-feira, 22, à jornalista Ellen Ferreira no programa Bom dia Roraima, veiculado na TV Roraima, afiliada à Rede Globo, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Edison Prola, destacou as ações da Instituição para coibir e combater a criminalidade na capital e no interior.

 

Ele ressaltou que a PMRR tem buscado todos os meios para diminuir a ocorrência de crimes desde que assumiu o comando da Corporação com diversas ações, incluindo novas modalidades de policiamento, aumento de efetivo e também a aquisição de veículos, rádios de comunicação, armamento, entre outros.

Outra ação do Comando Geral foi reforçar o policiamento nos corredores comerciais da cidade, tendo em vista que o comércio aumentou ao longo dos anos em todos os bairros de Boa Vista. “Com o aumento do comércio, é evidente a necessidade da presença da Polícia Militar nestes locais. Com novas viaturas, faremos uma vigilância móvel muito mais eficaz no município de Boa Vista. E os comerciantes podem procurar os Comandantes de áreas que nós estamos prontos para atuar com esta interação junto ao comércio local”, disse.

 

Aquisições

 

O Comandante reforçou ainda que, a chegada de novas viaturas reforçará o policiamento ostensivo na capital e no interior. Ao todo, são mais de 15 viaturas de quatro rodas e mais de 25 de duas rodas que auxiliarão os trabalhos policiais. Os veículos, são picapes Amarok, Pajero e Duster caracterizadas nas cores da PMRR com camburão, giroflex,  rádio e sirene.

“Recebemos viaturas adquiridas por meio de convênio com o Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras) e outras adquiridas há nove meses pela Polícia Militar de Roraima, por meio da PM-6, com recursos do Estado. Estes veículos vão ajudar a suprir a necessidade da demanda”, informou.

Além das aquisições, o Coronel Edison Prola ressaltou a importância da reforma dos quartéis para dar mais condições de trabalho aos integrantes da tropa.  “Nós temos 28 destacamentos no interior do Estado. Vamos remanejar as viaturas antigas que estejam em boas condições para localidades menores e dotar as principais cidades no interior com viaturas novas e também investir na reforma dos quartéis, para dar condições de trabalho aos policiais”, afirmou.

A Polícia Militar de Roraima também vai reforçar o policiamento nos municípios de fronteira, em Pacaraima, Bonfim, Normandia e na Vila Jundiá, no município de Rorainópolis, divisa com o Amazonas. “Vamos fechar o arco de policiamento nas fronteiras para que possamos coibir a entrada de armamento, drogas e o cometimento de outros ilícitos”, afirmou o Coronel Edison Prola.

 

GIRO

 

Outro ponto destacado pelo Comandante é a ocorrência de assaltos na capital envolvendo motocicletas que, atualmente, alcança um percentual de 90%. Para combater esta modalidade de crimes, a PMRR implantou o GIRO (Grupamento de Intervenções Táticas Ostensivas) que, em pouco mais de 30 dias, recuperou 25 motocicletas furtadas/roubadas. O GIRO atua com motocicletas de alta cilindrada que facilita a atuação policial no deslocamento e ações táticas especializadas.

 

Ronda no bairro

 

O Programa Ronda no Bairro, lançado pelo Governador Chico Rodrigues foi também destaque na entrevista. O Comandante geral explicou que se trata de um programa que deu certo no Amazonas e, com as viaturas existentes, as recém adquiridas e outras que deverão ser locadas, a segurança pública da população estará garantida.

 “Estamos no caminho certo, com uma tropa entusiasmada pela profissão, policiais militares imbuídos em garantir a segurança pública no Estado. E vamos trabalhar com afinco nesta nova gestão do governador Chico Rodrigues para garantir a tranquilidade do povo de Roraima” declarou.