Prorrogadas inscrições para seleção de PM's para o II curso de formação de instrutores do Proerd

A seleção para o II curso de Formação de Instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) 2014.2 foi prorrogada para até a próxima sexta-feira, dia 22 de agosto. As inscrições estão sendo feitas no QCG (Quartel do Comando Geral) - 3ª Seção e Sala do Proerd. Ao todo, foram disponibilizadas para o segundo curso deste ano 36 vagas.

O curso de formação de instrutores do Proerd será realizado no período de 15 a 26 de setembro. No primeiro semestre de 2014, o programa atendeu 20 escolas estaduais com os currículos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Na sua composição total, o Programa atendeu 69.731 crianças e adolescentes, desde sua implantação. Só no Curso “Proerd Para Pais”, foram formados aproximadamente 60 pais.

A comunidade também é atendida por meio da realização de palestras com os temas drogas e violência nas instituições públicas e privadas da capital e do Interior do Estado.

Atualmente o Proerd atende com os currículos da educação infantil e anos iniciais do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e Curso Para Pais, bem como a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais auditivas, que são atendidos por instrutores habilitados com o curso de libras. Esses cursos são ministrados por dez policiais militares fardados que aplicam dez lições em sala de aula durante um trimestre.

O programa é coordenado pelo coronel Egberto Carlos Pereira, acompanhado e avaliado por técnicos da Secretaria de Educação, por meio do Departamento Psicossocial.

Segundo o coordenador, as lições ministradas pelo Proerd têm como objetivo desenvolver um sistema de prevenção ao uso de drogas e evitar a violência, respeitar os familiares, ensinar como identificar as boas e más amizades.

Além disso, visa cultivar nas crianças e adolescentes práticas saudáveis, melhorar o relacionamento entre a policia militar e a população, refletir antes de tomar decisões, estar preparado para dizer não às drogas e se tornar um multiplicador das informações obtidas do curso. Tânia Gadelha, Ascompm – 9132-3092

Polícia Militar do Estado de Roraima

Tânia Gadelha