Policiais Militares contam com Programa de qualidade de vida

Policiais militares podem contar com Programa de Qualidade de Vida, do CQV (Centro de Qualidade de Vida). Na manhã desta quinta-feira, dia 25, ocorreu uma solenidade na APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), onde os militares puderam conhecer o Programa e a equipe que irá desenvolver os trabalhos junto à corporação da PMRR (Polícia Militar de Roraima).

O programa tem como objetivo sensibilizar os profissionais de segurança sobre a importância de praticar atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. E em conjunto com as atividades já desenvolvidas todas as terças e quintas, os militares têm a oportunidade de escolher uma modalidade esportiva entres as ofertadas pelo programa, como corrida, natação, musculação, jiu-jitsu, krav maga, pilates, pedal (ciclismo) e treino funcional.

A programação das modalidades acontecem de segunda-feira a sexta-feira, com horários flexíveis, e ocorrerão tanto na Academia de Polícia, como na Vila Olímpica, praça Germano Augusto Sampaio, praça Fábio Paracat e Corpo de Bombeiros.

Além das atividades físicas, os profissionais de segurança também têm à disposição serviços de atendimento psicológico e social, que são oferecidos pelos Niabs (Núcleos Integrados de Atenção Biopsicossocial) das instituições que compõe CQV, que são SMST (Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), PMRR (Polícia Militar de Roraima), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Dagoberto da Silva Gonçalves, destacou que o programa é de suma importância para os integrantes da corporação, principalmente para os profissionais que desenvolvem trabalho de rua.

“O trabalho na área de Segurança Pública deixa os profissionais mais vulneráveis, porém as atividades físicas reduzem o estresse e ajudam no equilíbrio mental dos policiais. Pensando na qualidade de vida dos deles foi proposto um trabalho conjunto com centro, que por meio do programa de valorização vai oferecer uma gama de modalidades esportivas que vão ajudar a melhorar o desempenho profissional dos militares” esclareceu.

Segundo a coordenadora do CQV, psicóloga Darlim Mezomo, a propostas do Centro por meio dos Niabs das instituições é desenvolver ações integradas para melhorar a saúde dos servidores. “O programa é ofertado para todos os profissionais de segurança e funciona de forma integrada entre as instituições, desenvolvendo ações a nível físico, psicológicos, sociais e espirituais, onde os profissionais têm o apoio necessário para melhorar seu desempenho mental e físico”, mencionou.

CENTRO - A equipe do CQV está disponível para atender a todos os órgãos e profissionais do Sistema de Segurança Pública que queiram apoio ou acompanhamento especializado. Outras informações sobre o Centro de Qualidade de Vida podem ser solicitadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Repórter: Neuzeli Moreira