A Polícia Militar de Roraima recebe instalação do 1º BPCHOQUE, viaturas, armamentos e equipamentos

A Polícia Militar de Roraima recebeu neste dia 23 de março (sexta-feira) prédio para a instalação do 1º BPCHOQUE, Batalhão de Choque, 17 viaturas, espingardas calibre 12 e coletes balísticos. A solenidade de entrega do imóvel e dos materiais foi realizada na nova estrutura, localizada na Av. Capitão Ene Garcez, 324, Centro, em frente à Praça das Artes.

O prédio cedido a PMRR será usado como sede do 1º BPCHOQUE, unidade formada pela Força Tática e Companhia de Choque. Futuramente o prédio também abrigará o Comando de Policiamento Especializado, responsável por centralizar a administração de todas as unidades especializadas, como Batalhão de Operações Policiais Especiais - Bope, Grupamento de Independente de Rondas Ostensivas – Giro, Cavalaria e Companhia Independente de Policiamento Ambiental – CIPA.

Durante a solenidade também foram entregues 17 viaturas novas. Dentre elas, nove Hilux, que serão distribuídas entre as unidades especializadas e oito ranger que serão empregadas no policiamento da capital, do interior e áreas rurais. A PMRR também receberá espingardas calibre 12 e coletes balísticos femininos e masculinos. Estes materiais são oriundos de diversas fontes de recurso e do legado da Força Nacional.

A sede do 1º BPCHOQUE pertencia à Secretaria Estadual de Segurança Pública e abrigava várias delegacias que hoje estão sediadas no bairro Canarinho. O prédio deve passar por reformas para se adequar às necessidades da PMRR. 

RESGATE HISTÓRICO

 O prédio cedido à PMRR serviu como quartel da Guarda Territorial na década de 1950. Foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1956 com a mesma fachada que preserva até os dias de hoje. Na época abrigava um efetivo de 150.

Com a transferência do 6ºBEC - 6º Batalhão de Engenharia Civil, para o Território Federal do Rio Branco, no dia 13 de fevereiro de 1969, através do Decreto Presidencial nº64.111, a estrutura passou a pertencer ao Exército Brasileiro. A Guarda Territorial passou a ocupar a área onde está localizado o Comando de Policiamento da Capital. Posteriormente a Guarda Territorial deu origem à Polícia Militar de Roraima no dia 26 de novembro de 1975.

No dia 23 de Outubro de 2015 a área foi devolvida ao Estado de Roraima e passou para a  Secretaria Estadual de Segurança Pública e abrigou diversas delegacias, hoje localizadas na Cidade da Polícia Civil, no bairro Canarinho.

DCS/PMRR