Faça login aqui!

INFORMATIVO: RECADASTRAMENTO DE ARMAS NO SINARM

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) divulgou uma importante informação referente ao recadastramento das armas de uso permitido e de uso restrito adquiridas a partir da edição do Decreto nº 9.785, de 07 de maio de 2019. De acordo com o Parecer nº 00084/2023/CONJUR-MJSP/CGU/AGU, de 10 de fevereiro de 2023.

O recadastramento não se aplica às armas dos membros das Forças Armadas e Auxiliares, nem às forças policiais civis e federais, cujas armas já são cadastradas no Sistema Nacional de Armas (SINARM) nos termos da regra excepcional prevista no art.1º, parágrafo único, da Portaria nº 299 do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No entanto, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) reforça que, independentemente da exceção mencionada, todos os proprietários de armas de fogo adquiridas a partir do Decreto nº 9.785/2019, incluindo os membros das Forças Armadas e forças policiais, sob a condição de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), devem promover o cadastro no SINARM dentro do prazo estabelecido pela Portaria MJSP nº 299/2023. É importante ressaltar que esse prazo não se aplica às armas que já foram registradas no SIGMA.

Sendo assim, é fundamental que os proprietários de armas de fogo verifiquem as informações necessárias e cumpram com as obrigações legais no que se refere ao recadastramento ou cadastro de suas armas. Dessa forma, será possível evitar sanções legais e garantir a segurança pública.

A Polícia Militar de Roraima está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e prestar auxílio aos proprietários de armas que necessitem realizar o cadastro ou recadastramento. É importante salientar que o cumprimento dessas obrigações é de responsabilidade de cada proprietário de arma de fogo, e a não realização do cadastro ou recadastramento pode acarretar em consequências legais. Por isso, não deixe de realizar o processo de cadastro ou recadastramento de suas armas e contribua para a segurança de todos.

Polícia Militar de Roraima

CONCURSOS

Ingresso na Polícia Militar

SERVIÇOS ONLINE

Faça Suas Denúncias

Orientações de Segurança

POLICIAMENTO E PROJETOS SOCIAIS

Ingresso na Polícia Militar

POLICIAMENTO

Orientações de Segurança

Nossa Produtividade

Validar Antecedentes

Validar Identidade Militar

EDUCACIONAL

Ingresso na Polícia Militar

ATENDIMENTO

Faça sua Denúncia

Atendimento ao Cidadão

Acesso à Informação

Ouvidoria

Av. Cap. Ene Garcês, 1769 - Mecejana, Boa Vista - RR, 69304-000 - BRASIL

Telefone: (95)3224-6575 E-mail: comando@pm.rr.gov.br

Copyright © 2024 Polícia Militar de Roraima. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da PMRR.

Proibida a reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. Mantida pelo Departamento de Tecnologia e Informação | DTI.

Em caso de solicitação de ROP, informar data e horário aproximado do evento.