POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA DESENVOLVE O PROERD EM ESCOLAS DA CAPITAL E INTERIOR DO ESTADO

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é uma forma de prevenir o uso indevido de drogas e evitar a prática da violência. Tem como base o Projeto Americano “DARE”, desenvolvido e aplicado pelo departamento de Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos da América.

A PMRR através da sua Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos- COPCDH, com parceria da Secretaria de Estado da Educação e Desporto, vem fazendo um brilhante trabalho aplicando o Proerd através dos Instrutores Proerdianos que são Polícias Militares especializados no Programa e na sua aplicação em algumas Escolas Estaduais, especificamente nos 7º anos e este semestre de 2022 também começou a ser aplicado nas Escolas Municipais de alguns interiores, atendendo os 5° anos, ou seja, o Programa está alcançando tanto a Capital como também alguns interiores do Estado.

O público alvo do PROERD são os alunos do Ensino Fundamental, com os Currículos do 5° e 7° Anos. São: 20 escolas militares e 1 colégio militar (sendo 08 escolas do interior do estado- com 69 turmas de 7° ano, aproximadamente 2.070 alunos) e 16 escolas civis (sendo 03 no interior do estado- 44 turmas do 7° ano e 12 do 5°ano, aproximadamente 1.680 alunos). Total do público atingido: 3.750 alunos.

A PMRR através da COPCDH tem como objetivo na aplicação do PROERD, que nossas crianças e adolescentes sejam preparados através de práticas saudáveis para dizer NÃO à oferta de drogas e saber lhe dá com situações perigosas e aplicar estratégias de resistência nessas situações indesejadas.

O programa chegou ao Brasil em 1983 no Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, foi se expandindo para vários Estados brasileiros, chegando em Roraima no ano de 2000.
O dia do Proerd foi instituído através da Lei Estadual n° 493, de abril de 2005, instituindo o dia 26 de março o “Dia Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e violência-Proerd”.

É a Polícia Militar de mãos dadas com a sociedade, cuidando e protegendo e mantendo nossas crianças e adolescentes longe das Drogas e violência.

Em caso de solicitação de ROP, informar data e horário aproximado do evento.