Escrito por Ayan Ariel
O Governo de Roraima, por meio da PMRR (Polícia Militar de Roraima), divulgou o calendário de Cursos de Capacitação Continuada de 2022 para a corporação. Ao todo, um total de 90 cursos de qualificação serão realizados este ano dentro da corporação.
Desenvolvido pela DEP (Departamento de Ensino e Pesquisa), estes treinamentos devem qualificar cerca de dois mil policiais em cursos de formação para várias patentes (como cabos e sargentos),
Também haverá especialização em vários segmentos (como operações do Choque, Giro e Força Tática) e de aperfeiçoamento em espanhol e libras voltados para a atividade policial, além do curso de multiplicadores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), voltado aos estudantes da rede pública de ensino.
O governador Antonio Denarium destacou que esta série de treinamentos que vêm sendo realizados dentro da Polícia Militar é reflexo do alto investimento e da evolução da Segurança Pública do Estado e, principalmente, da PMRR.
“Uma das áreas que mais evoluiu em nosso governo foi a Segurança Pública, não apenas na questão do investimento em viaturas, munição e demais equipamentos, mas também na valorização dos nossos servidores”, frisou.
“Com o programa Polícia na Rua e sua aprovação junto à população, precisamos cada vez mais de policiais comprometidos com a segurança da nossa gente. Capacitar os nossos policiais é garantir segurança de qualidade para a nossa gente”, complementou o chefe do Executivo Estadual.
De acordo com o coronel Francisco Xavier, comandante da PMRR, essa é a primeira vez que a instituição está divulgando o calendário antecipadamente, uma vez que os treinamentos já ocorrem desde janeiro e devem chegar ao fim em dezembro deste ano.
Ele também explicou que o calendário será divulgado por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Cada comandante de unidade receberá esse calendário e deverá disponibilizar para toda a tropa.
“Alguns desses cursos, como os de formação, são necessários pra que o policial continue sendo promovido na carreira. A ascensão funcional depende de alguns desses cursos, como de cabo, de sargento e de aperfeiçoamento de sargentos também”, pontuou.
O comandante também salientou que, em razão do programa Polícia na Rua, com a implementação de tecnologias e o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), que já está sendo lavrado pela Polícia Militar, é necessário uma qualificação contínua e técnica por parte do policial, uma vez que terá que lidar com estas questões durante o dia a dia.
“É um policial mais qualificado. Ele, com certeza, vai prestar esse serviço melhor, vai atender o cidadão com mais diligência, com mais cuidado e a população vai sentir a qualidade desse atendimento. Isso tudo é reflexo dessas capacitações proporcionadas pela polícia militar”, disse.