Abertura do 4° Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas- PROERD 2022.1

Na manhã desta segunda-feira, 01.08.2022, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), aconteceu a aula inaugural do 4° Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

O curso com carga horária de 80 (oitenta) horas aulas e duração prevista de 12 (doze) dias, é composto por uma turma de 43 (quarenta e três) alunos policiais militares que, após a capacitação, estarão aptos a aturem nas escolas do Estado de Roraima, de forma preventiva contra o uso de drogas e a violência, promovendo a filosofia da Polícia Comunitária.

Em Roraima, o Programa atua há 22 anos e já formou mais de 97.340 (noventa e sete mil trezentos e quarenta) crianças e adolescentes, por meio do convênio firmado entre a Polícia Militar de Roraima (PMRR) e a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED).

O PROERD tem como base o Projeto Americano Drug Abuse Resistance Educantion (DARE), desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles- Estados Unidos da América. Atualmente, é aplicado em todos os estados norte americanos e em mais de 50 (cinquenta) países, dentre eles, o Brasil.

Além do Comandante-Geral da Polícia Militar de Roraima – Coronel Francisco Xavier Medeiros de Castro e da Subcomandante Geral – Coronel Valdeane Alves de Oliveira, também estiveram presentes na solenidade de abertura, o Major QOEM Juliano André Amaral e o Sargento Gilson Ferreira Morais, Facilitador e Coordenador Pedagógico do curso, respectivamente.

Ambos instrutores militares pertecem à Brigada Militar do Rio Grande do Sul e durante a realização do curso, estarão à frente das instruções, orientando os alunos, juntamente com os mentores.

Departamento de Comunicação Social da PMRR – DCS