Em caso de solicitação de ROP, informar data e horário aproximado do evento.

Faça login aqui!

Em caso de solicitação de ROP, informar data e horário aproximado do evento.

Com a criação do Território Federal do Rio Branco, desmembrado do norte do Estado do Amazonas em 1943, foi instituída a Guarda Territorial (GT). Essa Corporação era civil e tinha por objetivo a manutenção da ordem interna, além da reparação e construção de edifícios públicos, estradas e caminhos, serviços de transportes, e outras atribuições correlatas. Em 1975, através da Lei n° 6.270, a Guarda Territorial foi extinta e criada a Polícia Militar do Território Federal de Roraima, a qual foi efetivamente organizada em 1977. Em 10 de janeiro de 1977, o presidente da República Ernesto Geisel, assinou numa manhã de uma segunda-feira, o Decreto-Lei n° 79.108, regulamentando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Território Federal de Roraima. A notícia foi transmitida à tarde ao governador do Estado, Fernando Ramos Pereira que comentou: “Com isso, Oficiais, Sargentos e Praças, num total de 450 homens serão imediatamente incorporados. – Poderemos finalmente organizar a Polícia Militar, estendendo inclusive sua presença tranquilizadora ao interior”. A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975, por meio do exercício da atividade de policiamento ostensivo.

O primeiro comandante foi o coronel do Exército, Paulo Tarso de Carvalho. Em 1983. O coronel da Polícia Militar Derly Luiz Viera Borges assumiu o comando da Corporação, nome este que batiza o Colégio Militar Estadual da Polícia Militar de Roraima Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges. A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e trouxe como novidade a incorporação de 40 policiais militares femininos.Em 2001, o houve a desincorporação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, passando a dispor de estrutura administrativa e financeira própria, adotando nome o atual. Hoje a PM conta com policiais pertencentes ao quadro do ex-Território Federal de Roraima e policiais militares do quadro estadual.

A Polícia Militar de Roraima atua conforme a Constituição Federal Brasileira datada de 05 de outubro de 1988 e as legislações e normas que regem o setor de segurança pública brasileiro, buscando constantemente a melhoria contínua dos seus processos de prover segurança a sociedade Roraimense. Para tal mister a Polícia Militar de Roraima dispõe em seu Quadro de Organização a previsão de 3.500 policiais militares. Atualmente, conta com 1.603 policiais militares, sendo 1.271 masculinos e 296 femininos. O policiamento no Estado é distribuído em duas grandes regiões, sendo a capital e o interior.

Na capital a PMRR executa suas atividades através do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e no Interior através do Comando de Policiamento do Interior (CPI). O Comando de Policiamento da Capital - CPC é composto pelas seguintes unidades operacionais:
- 1º Batalhão PM (1º BPM), unidade sediada na Capital que tem a seu encargo as diferentes missões de policiamento ostensivo, nos seus mais variados tipos, processos e modalidades, exceto os de competência de outras unidades operacionais da Polícia Militar, tendo como responsabilidade de atuação a área leste da Capital.
- 2º Batalhão PM (2º BPM), unidade sediada na Capital que tem a seu encargo as diferentes missões de policiamento ostensivo, nos seus mais variados tipos, processos e modalidades, exceto os de competência de outras unidades operacionais da Polícia Militar, tendo como responsabilidade de atuação a área oeste da Capital.
- Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), responsável pelo o Policiamento especializado e desempenho de missões que extrapolem as competências do policiamento ostensivo de rotina, com atribuições em todo o território do Estado.
- 1º Esquadrão Independente de Polícia Montada (EIPMONT), é a unidade sediada na Capital que tem a seu encargo as missões de policiamento ostensivo montado, com atribuições em todo o território do Estado.
- Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), responsável pelo o Policiamento Ostensivo na defesa e à preservação do meio ambiente.
- Companhia Independente de Policiamento de Transito Urbano e Rodoviário (CIPTUR), responsável policiamento ostensivo de trânsito urbano e rodoviário.
- Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (GIIRO), responsável pelo o policiamento ostensivo com emprego de motocicletas.
- Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG), responsável pelo policiamento de guarda em edifícios públicos estaduais e segurança externa de estabelecimentos penais.

O Comando de Policiamento do Interior (CPI), atende em todos os municípios do Estado, num total de 28 localidades e vilas e é composto pelas Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPMFron) unidades operacionais:
- 1ª CIPMFron responsável pelo o policiamento ordinário nos municipios de Pacaraima, Amajari e Uiramutã, sediada no município de Pacaraima.
- 2ª CIPMFron responsável pelo o policiamento ordinário nos municipios de Caracaraí, Iracema e Região do Baixo Rio Branco, excetuando-se a Vila Novo Paraíso, sediada no município de Caracaraí.
- 3ª CIPMFron responsável pelo o policiamento ordinário nos municipios de Rorainópolis e a Vila Novo Paraíso, excetuando-se a Região do Baixo Rio Branco, sediada no município de Rorainópolis.
- 4ª CIPMFron responsável pelo o policiamento ordinário nos municipios de Mucajaí, Cantá, Alto Alegre e Zona Rural de Boa Vista, sediada no Santa Cecília.
- 5ª CIPMFron responsável pelo o policiamento ordinário nos municipios de Bonfim e Normandia, sediada no município de Bonfim.
- 6ª CIPMFron responsável pelo o policiamento ordinário nos municipios de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, sediada no município de São Luiz.

Além das Unidades operacionais, possui em sua estrutura organizacional:
- Diretoria de Recursos Humanos
- Diretoria de Ensino e Pesquisa
- Derpartamento de Informação e Inteligência.
- Departamento de Patrimônio e Logística
-Departamento de Comunicação Social
- Departamento Financeiro
- Departamento de Planejamento Operacional
- Departamento de Tecnologia da Informação
- Controle Interno
- Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (COPCDH)

INSTITUCIONAL

CARREIRA NA PMRR

Quadro de Praças

Quadro de Oficiais

Quadro de Oficiais da Saúde

Quadro de Oficiais Músicos

CONCURSOS

Ingresso na Polícia Militar

SERVIÇOS ONLINE

Centro de Psicologia | PMRR

Faça Suas Denúncias

Orientações de Segurança

POLICIAMENTO E PROJETOS SOCIAIS

Ingresso na Polícia Militar

POLICIAMENTO

Centro de Psicologia | PMRR

Faça Suas Denúncias

Orientações de Segurança

Nossa Produtividade

Validar Antecedentes

Validar Identidade Militar

EDUCACIONAL

Ingresso na Polícia Militar

ATENDIMENTO

Faça sua Denúncia

Atendimento ao Cidadão

Acesso à Informação

Ouvidoria

Av. Cap. Ene Garcês, 1769 - Mecejana, Boa Vista - RR, 69304-000 - BRASIL

Telefone: (95)3224-6575 E-mail: comando@pm.rr.gov.br

Copyright © 2022 Polícia Militar de Roraima. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Polícia Militar.

Proibida a reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.
Mantida pelo Departamento de Planejamento Operacional | DPO.

DESENVOLVIMENTO

DPO | DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Em caso de solicitação de ROP, informar data e horário aproximado do evento.